Como referi aqui no Outras Escritas, ontem consegui ouvir via Internet os segundo e terceiro actos da ópera Anna Bolena de Gaetano Donizetti, nova produção da Wiener Staatsoper (Ópera de Viena).
O facto de o papel de Anna Bolena ser pela primeira vez interpretado pelo soprano Anna Netrebko, fazia da estreia de ontem um ponto alto da temporada de Viena.
Como é sabido, não aprecio as interpretações deste soprano no repertório de belcanto. No entanto, pelo que ouvi ontem, Anna Netrebko não esteve nada mal. Com sua voz escura, a cantora esteve muito bem nas passagens mais graves e, conscientemente, evitou quase todas as notas sobre-agudas, excepção feita na ária Al dolce guidame que terminou com um agudo na dominante que não é nada comum. Esta ária será das mais difíceis de toda a ópera e Netrebko interpretou-a bastante bem, mas evidenciando alguma deficiência ao nível das respirações.
Garanca interpretou Giovanna Seymour tão bem como em Barcelona. O dueto com Netrebko foi um dos pontos altos da récita, tendo recebido o merecido aplauso do público. A aria do segundo acto foi magistralmente interpretada, mas sem repetição. Não percebi porquê, uma vez que a cantora não tem quaisquer problemas em fazê-lo como demonstrou em Barcelona.
Francesco Meli foi um Perci convincente embora se tenha esquivado a repetir a ária do terceiro acto e evitado o agudo final.
ldebrando D'Arcangelo foi razoável com Enrico VIII, embora nalgumas passagens tenha, aparentemente, alterado a partitura, fazendo uma abordagem mais grave (não tenho bem a certeza deste facto).
A condução de Evelino Pidò e a Filarmónica de Viena foram excelentes.
Enrico was Ildebrando d'Arcangelo, no Prestia. I was there.
ReplyDeleteThanks Carlos. I read somewhere that D'Arcangelo was replaced. I wil correct this information.
ReplyDeleteYeah, it has been quite a lot of confusion over there about that. Prestia was at the dress rehearsal and he's on all the pics taken then. Even at the programme of the opera. But D'Arcangelo, who was ill, recovered fast and said he was ready for the premiere. So, at the end of the day, it was him who sang Enrico.
ReplyDeleteThank you once again Carlos
ReplyDeleteAchei excelente sua metafora "com sua voz escura"... em relação à Annna... de qualquer maneira adorei essa produção com a voz dela. E que maravilha encontrar a ópera na integra no youtube, obrigado pela sugestão, Alberto!
ReplyDeleteAbraço,
Aquela luz